Para pensar mais e melhor

“Não se pode ser sem rebeldia”. A frase de Paulo Freire, em Pedagogia dos sonhos possíveis, publicado pela Editora Unesp, é o ponto de partida para nosso texto de capa, que destaca atividades de divulgação científica para o Ensino Básico realizadas por docentes e alunos de graduação e de pós-graduação do Câmpus da Unesp de Botucatu.

A edição traz ainda reflexões sobre o Ano Internacional do Turismo Sustentável, os animais e a cultura imaterial, o mapeamento de anfíbios do Estado de São Paulo, os 30 anos do Centro de Documentação e Memória da Unesp e um mergulho nos principais filmes do Oscar 2017.

Há também texto sobre livro a respeito da vida e da obra do artista Arthur Bispo do Rosário, além de reflexões sobre a utopia ou a possibilidade real do desenvolvimento sustentável; os 50 anos do livro A sociedade do espetáculo, de Guy Debord; o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência; e os cybertrabalhadores e novas doenças.

Freire apontava que “a liberdade precisa de limites, a autoridade inclusive tem a tarefa de propor os limites, mas o que é preciso, ao propor os limites, é propor à liberdade que ela interiorize a necessidade ética do limite, jamais através do medo”. Que esta edição contribua não só para essa reflexão, mas para estimular todo tipo de pensamento que nos ajude a pensar mais e melhor sobre a vida e sobre a ciência.

_________________

BAIXAR PDF

*

catorze − 10 =

Top