A poética do delírio

Arthur Bispo Capa Livro_ok.cdr

Uma trajetória composta pela esquizofrenia, a paranoia, inspirações que alegam outro sentido à vida, emoção. Essa é a história do artista Arthur Bispo do Rosário. Sergipano descendente de negros católicos, passou boa parte de sua jornada desenvolvendo objetos como miniaturas, escritos, vestimentas, bordados e seu principal trabalho, o Manto da apresentação.

Inspirada na relação entre a arte e a loucura, Marta Dantas resgata, em Arthur Bispo do Rosário: a poética do delírio, obra que acaba de ser reimpressa, a vida e obra do artista falecido em 1989 e revela o objetivo de Rosário como análogo ao seu projeto surrealista: a vida transformada em arte. Articulando Ciências Humanas, Estética e História da Arte, a obra trabalha com uma perspectiva que transcende o convencional, com base nas trilhas nebulosas e rastros biográficos do artista, a fim de extrair seus temas, materiais, técnicas, tendências estilísticas e seus compromissos críticos que autodefinem sua singularidade.

 

Venice_Biennale_2013, Arthur Bispo do Rosário. (© Wikipedia)

Venice Biennale 2013, Arthur Bispo do Rosário. (© Wikipedia)

 

Em busca das interpretações do imaginário coletivo, Marta Dantas recorre ao desvio do olhar técnico do espectador em função de uma percepção mais familiarizada à obra de Bispo, caracterizada por sua intensa expressividade. Questiona, portanto, sua categorização como arte racionalista, que tem como referência a racionalidade artística. Em Arthur Bispo do Rosário: a poética do delírio, Marta Dantas trabalha justamente com o desvio da racionalidade artística e a própria relação entre a arte e a vida.

De acordo com a autora, “muitas vezes, a experiência artística nasce da interrogação da vida pela perspectiva da morte. Para recuperar a história desse artista é preciso falar da morte, ou melhor, analisar a sua atitude perante a finitude da vida nos dará a dimensão da relação que sua obra tem com a vida, pois ela nada mais é do que a finitude desta se abrindo para a infinitude da arte”.

 

Arthur Bispo do Rosário:  a poética do delírio; Marta Dantas; Editora Unesp; R$66,00; 224 páginas. Mais informações sobre os livros publicados pela  Editora Unesp estão disponíveis no site: .

Arthur Bispo do Rosário: a poética do delírio; Marta Dantas; Editora Unesp; R$66,00; 224 páginas.

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: <www.editoraunesp.com.br>.

_________________________

BAIXAR PDF

 

Authors

*

3 × cinco =

Top