Educação para a Diversidade

Ambientes marcados pelo incentivo à diversidade abrem espaço para inovação e incentivam o alto desempenho. E isso ocorre de maneira ainda mais marcante com o envolvimento das lideranças. Nesse sentido, esta edição da revista unespciência é resultado de uma parceria inédita entre a Universidade e a Educafro. São dez artigos, cinco reunidos por cada instituição, que constituem um dossiê motivado pela Década Internacional de Afrodescendentes, conforme declarado pela ONU.

Nesse universo, são enfocados diversos temas, como autodeclaração e ética nas universidades, ações afirmativas na promoção profissional, fraudes nas cotas raciais e a persistência do racismo, perspectivas das cotas no Brasil, autoidentificação e heteroidentificação como ferramentas de monitoramento, juventude e escolaridade média de negros e não negros brasileiros, a(s) face(s) invisível(is) da(s) vulnerabilidade(s) como desigualdade, gênero e raça; um conto sobre esses temas, além de uma reflexão sobre a universidade pública e a sociedade.

A edição traz ainda conteúdos específicos para internet, acessíveis em <www.unespciencia.com.br>: textos sobre a série 13 Reasons Why à luz da Psicologia Moral, os 40 anos do Grupo de Pesquisa CSME (Caracterização do Solo para Fins de Manejo Específico) da Unesp de Jaboticabal, o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, as novas tecnologias digitais e as relações internacionais, a crença em fenômenos paranormais e a união entre ensino, ciência e design por meio do origami.

Dessa maneira, com a coragem de pensar e a determinação de fazer, a revista Unesp Ciência contribui para a Educação para a Diversidade.

_____________

BAIXAR MATÉRIA EM PDF

*

dez + doze =

Top